domingo, 8 de janeiro de 2012

Da criação do blog e de seu objetivo

Caros colegas concurseiros,


A ideia da criação desse blog surgiu a partir do meu contato com outros blogs direcionados ao público concurseiro, que publicam notícias e julgamentos interessantes e recentes dos Tribunais Superiores, bem como pequenos textos sobre temas que possam vir a ser alvo de questionamento em provas dos mais diversos concursos públicos, além de dicas sobre bibliografias e métodos de estudo.


E tendo em vista que eu, também concurseiro como aqueles que poderão vir a se interessar pelo conteúdo desse blog, considero bastante útil essa ferramenta de estudo, já tendo sido de grande valia para mim nos concursos da vida, resolvi que também poderia dar a minha parcela de contribuição aos concurseiros, trazendo notícias sobre julgamentos recentes do STF e do STJ, comentários sobre decisões e temas relevantes, a fim de conferir ao concurseiro mais uma alternativa de estudo.


Na medida do possível, também comentarei a respeito de bibliografia e o meu método pessoal de estudo.


Logicamente, ninguém passa ou deixa de passar em concurso porque é leitor desse ou daquele blog, ou por ter feito esse ou aquele curso. O concurseiro preparado é aquele que mantém religiosamente o estudo diário, independentemente do número de horas, mas sempre que possível e com qualidade e comprometimento, e se mantém atualizado com as decisões recentes dos Tribunais Superiores.


O concurseiro deve ter acesso ao maior número de informações possíveis. Quem trilha o caminho dos concursos bem sabe que as respostas para algumas questões podem vir de uma informação que você obteve das mais variadas formas possíveis (no estágio, em um caso prático do trabalho, em uma questão que envolva alguma pessoa conhecida, dicas dos professores no twitter, textos e artigos na internet, enfim), bem ao estilo do filme "Quem quer ser um milionário, e não somente através da leitura dos livros, a qual, por óbvio, é indispensável.


Porém, os livros não acompanham a evolução das decisões, da jurisprudência dos Tribunais e da legislação, além do que exige gastos dos concurseiros na aquisição das novas edições atualizadas. Ademais, o livro, a depender do estilo do autor, nem sempre vai "direto ao ponto", apresentando objetivamente aquilo que você precisa e quer saber.


A vantagem dos textos, artigos e blogs da internet é justamente trazer ao leitor informação objetiva, sem "enrolar", e atualizada, complementando, dessa forma, o estudo pela leitura dos livros.


E é nessa vertente, qual seja, a de ser um mecanismo rápido e ágil de atualização e informação do concurseiro, além de apresentar dicas de bibliografia e métodos de estudos, que esse blog foi criado.

Espero que seja útil a todos nós.

Um comentário:

  1. Serei uma leitora assídua. Já fiz um compilado de todos os textos publicados. Desejo estar em dia com as leituras! Abs

    ResponderExcluir