sábado, 28 de abril de 2012

DICAS AGU: Dica para responder a prova de Advogado da União

Caros colegas concurseiros,

Como é de conhecimento de todos, foram lançados os esperados concursos de Advogado da União e de Procurador da Fazenda Nacional.

Tentarei, na medida do possível, repassar algumas dicas e técnicas para resolução da prova. Sim, não basta saber o contéudo do Edital, é preciso ter estratégias e técnicas de feitura da prova.

A primeira dica é voltada para o concurso de Advogado da União, que prevê a sistemática de verdadeiro/falso e duas respostas erradas anulam uma resposta certa. Na verdade, uma resposta certa vale 0,5 e uma resposta errada tira 0,25.

A minha dica, baseada na experiência de ter tido a segunda maior nota (170 acertos/30 erros) na prova objetiva do último concurso de Advogado da União (2008/2009), é não deixar nenhuma questão em branco. Chute. Matematicamente, a probabilidade de você conseguir algum pontinho diante de duas questões que você não sabe as respostas é grande, senão vejamos:

Diante de duas questões, você pode chutar e acertar as duas, ganhando um ponto; pode acertar a primeira e errar a segunda, fazendo 0,25; pode errar a primeira e acertar a segunda, fazendo 0,25; por fim, você pode errar as duas e perder 0,50. Ou seja, em 75% dos casos, chutando duas questões que você não sabe a resposta, você terá algum proveito.

Eu mesmo digo que é uma tática terrorista, mas respaldada na matemática.  Se não quer ser tão agressivo na sua prova, tente deixar em branco o menor número possível de questões, aquelas que você não sabe absolutamente nada, não tem um "eu acho que é essa a resposta".

Não se esqueça que você precisa fazer uma pontuação mínima em cada grupo. E mais: Não basta fazer a pontuação mínima, sendo necessário também atingir o perfil subjetivo, ou seja, ficar dentro do número de candidatos aprovados para a próxima fase.

Desse modo, não basta que você acerte todas, ou quase todas, as questões que você marcar, é preciso que você marque e acerte muitas questões, ainda que perca alguns pontos por ter chutado as respostas de outras.

15 comentários:

  1. Excelente dica, Dr. Bruno! Adorei o Blog... seu perfil é inspiração para buscarmos sempre mais. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo elogio, mas nada de Dr. Somos todos concurseiros! Sucesso!

    ResponderExcluir
  3. Bruno, é bastante esclarecedor o seu texto. Como se preparava para a reta final dos concurso de advogado da união após o edital ? abçs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vera, na reta final, é hora de revisar súmulas, lei seca e informativos. Nos últimos 15 dias antes das provas, gostava de revisar respondendo provas anteriores!

      Excluir
  4. Dr. Bruno, muito legal seu blog. Como o colega disse, você é um exemplo a ser seguido, sempre ajudando o pessoal. E olha que isso vem desde os tempos de orkut. Meus parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Bruno, você acha importante fazer o curso Reta Final da AGU?

    ResponderExcluir
  6. Cara Fernanda,

    Não há uma resposta correta para a sua pergunta. Particularmente, nunca fui fã de cursinhos para concursos. Mas conheço gente que fez e também passou nos concursos que almejava.

    Acredito que depende de cada pessoa compreender como funciona melhor: Estudando em casa ou assistindo aula.

    O importante mesmo é você ter a consciência de que não vai passar, assim como não vai deixar de passar, porque fez ou não fez esse ou aquele curso.

    O curso é apenas um direcionamento, mas o trabalho duro tem que ser feito pelo candidato, estudando em casa, pesquisando jurisprudências etc..

    abs e sucesso!

    ResponderExcluir
  7. Dr. Bruno, seu blog é sensacional! Obrigado pelas dicas! Abraço.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelas conquistas e iniciativa, Bruno! Adorei a frase escolhida no cabeçalho... Desculpa pela pergunta que vou fazer, mas, acredite, é "quase científica": E agora? Que mais falta para realizar-se plenamente rs?

    ResponderExcluir
  9. Olá professor. Meu nome é Tatiana e recentemente conheci o seu blog, por isso não seu como me cadastrar e acabei colocando anônimo.
    Estou adorando as suas dicas. Tenho uma dúvida qto a resolução de prova de segunda fase: Se tiver uma questão dissertativa que eu acho, vagamente, que sei, mas não sei se é bem isso que está sendo questionado devo arriscar e chutar a resposta, ou isso poderia me prejudicar na correção das demais questões?
    Desde já agradeço atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tatiana, eu nunca deixava questões em branco. Se não sabe, tenta responder alguma coisa sobre aquilo, puxa algum princípio, enfim, fala alguma coisa, para ver se ganha alguns décimos que podem ser importantes no final.

      Não vejo como isso possa te prejudicar nas outras questões, porque o espelho da prova define os critérios de correção e os parâmetros avaliados em cada questão. Se você acertou os parâmetros, mesmo falando besteira em outra questão, não tem como sua nota ser diminuida.

      Excluir
  10. Dr. Bruno muito Obrigada pela atenção. Sempre tive dúvida nisso.
    Att. Tatiana.

    ResponderExcluir
  11. Gostaria de saber quando você começou a se preparar para o concurso da AGU especificamente? Estou no 6º semestre e almejo este concurso, desde já agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
  12. Olá caro Bruno Barros.

    Meu nome é Marcelo Almeida.

    Meus parabéns pelo blog e pelo belo trabalho de ajudar as pessoas.

    Gostaria se possível que você indicasse alguma bibliografia básica para a prova discursiva da AGU - Procurador Federal, pois até o momento encontrei apenas um livro intitulado Manual do Parecer Jurídico, editora juspodivm.

    Quais as dicas e estratégias de estudo que daria para quem está se preparando simultaneamente para as provas objetivas e discursivas?

    Desde já muito obrigado pela força!

    Que Deus continue o iluminando.

    ResponderExcluir
  13. Qual a pontuação mínima em cada grupo ?

    ResponderExcluir