segunda-feira, 25 de junho de 2012

Prova Oral - 26ºCPR

Atendendo a alguns pedidos, tentarei passar algumas informações que possam ser úteis para aqueles que farão a prova oral do 26º Concurso para Procurador da República. 

De início, esclareço que todas as informações que eu repassar são opiniões pessoais, não necessariamente refletem a opinião dos demais candidatos que também se submeteram à prova oral do 25ºCPR. Cada qual teve a sua impressão sobre a prova oral, sobre examinadores, a melhor técnica de resposta, a melhor forma de preparação e sobre cursos para a prova oral. Portanto, vou dar apenas a minha opinião. Isso não quer dizer que quem seguir a minha opinião vai passar, assim como quem não seguir vai rodar. Irei apenas relatar o que eu fiz, como eu estudei, como eu respondi as questões e as impressões que tive sobre a prova oral.

Quando estava estudando para a prova oral, eu falei uma frase e alguns colegas gostaram dela, por isso vou reproduzi-la aqui. A prova oral é a a prova mais fácil, porém a mais difícil de ser feita. É mais fácil no que diz respeito ao conteúdo. Sem sombra de duvidas, o nível de conhecimento exigido na prova objetiva e, sobretudo, na subjetiva é bem maior do que na prova oral. Mas você não está acostumado com o modo de responder a prova oral. Entra aí o nervosismo, a questão de ter que falar e não escrever, o contato pessoal com o examinador, a presença da platéia (embora, no MPF, ninguém consiga escutar quase nada do que é perguntado e respondido), a sorte no sorteio dos pontos etc...

O que posso dizer a vocês, com toda certeza, é que o pior já passou. Sempre vão aparecer pessoas te chamando de Procurador, dizendo que prova oral é homologatória, que não reprova ninguém, que isso e que aquilo. Sobretudo porque tem um lapso considerável de tempo entre a prova subjetiva e a prova oral (uns 2, 3 meses, mais ou menos). Se você já trabalha, já vão te perguntar quando você vai sair, quem tiver na vez de ser nomeado irá te perguntar se você vai assumir mesmo etc... Eu digo isso porque aconteceu comigo, não foi ninguém que me contou. 

Mas cuidado! A prova oral poderia até ser a prova mais fácil do mundo, mas você deve ter em mente que precisa estudar como nunca estudou antes, precisa se preparar para fazer a prova mais difícil de sua vida. Se for fácil, ótimo. Se for difícil, você estará preparado. É a hora da superação. É um turno para você recompensar toda uma vida. Não vão pra prova oral sem a convicção de que se prepararam da melhor forma possível.

Nessa primeira parte, vou falar de como estudei para a prova oral.

Primeira dica: É claro que há matérias mais temidas do que outras (Constitucional, Penal, Internacional e Humanos, por exemplo), mas não se esqueçam que vocês precisam passar em todas. Às vezes, dá-se uma atenção muito grande para uma matéria, na qual você vem a obter um 10, e se negligencia uma outra matéria, na qual você não tira 5 e é reprovado. Portanto, prova oral é constância e equilíbrio. Não adianta dar show em quase todas as matérias. É melhor fazer o básico em todas e passar.

Segunda dica: Prova oral é conhecimento horizontal. Como você sorteia o ponto na hora, é indispensável que você saiba um pouco que seja sobre cada item de cada ponto do edital, para que você possa falar 30 segundo, 1 minuto para o examinador e pontuar. Nessa linha de raciocínio, eu me programei (tem muito tempo até a prova oral), da seguinte maneira: estudava todas as matérias ao mesmo tempo (sempre gostei de estudar assim) e estudava não o ponto inteiro (itens a, b e c), mas sim por itens. Ex: Estudava o item ‘a” de todos os pontos de penal. Depois, estudava o item “b” e, por fim, o item “c”. Dessa forma, eu tinha consciência de que tinha o domínio homogêneo de todo o programa. Qualquer ponto que caísse, eu saberia falar algo sobre, pelo menos, um item, depois dois e, por fim, todos os itens. Se o programa vai do ponto 1 ao 20, não adianta você dominar até o ponto 10 se sortear um ponto do 11 ao 20...

Terceira dica: No início, os examinadores vão te cobrar coisas básicas, tais como conceitos, classificações, espécies, prazos etc...Quando eles partirem, se partirem, para temas mais aprofundados, não vai ser para te aprovar ou reprovar, mas para ter dar 8, 9 ou 10. Concentrem-se no básico de cada item, é isso que faz com que você seja aprovado ou reprovado. As questões mais polêmicas, controvérsias doutrinárias são o diferencial para se tirar uma nota mais alta, mas não para ser aprovado.

Quarta dica: Não há forma melhor de estudar para uma prova oral do que simular uma. Montem grupos e reservem um dia da semana para que um formule questões para os demais. No 25CPR, em Recife, montamos um grupo de estudo que atuava da seguinte forma: Dividiam-se 1 ou 2 pontos de cada matéria entre os candidatos, que preparariam perguntas e respostas escritas. Aos sábados, nos reuníamos e simulávamos a prova oral. Pelo menos para mim, foi muita válida essa preparação. Aconselho a todos.


Quinta dica: Essa é uma dica válida para todas as fases do concurso. Saibam as posições e opiniões dos examinadores. Leiam seus livros, artigos, pareceres e vejam o que consideram certo ou errado nas provas objetivas. Joguem o jogo deles. Se sortearem um ponto sobre o qual eles escreveram ou trabalham, eles vão te perguntar sobre seus artigos, livros e pareceres.

8 comentários:

  1. Excelente Bruno, muito obrigado por compartilhar suas experiências e opiniões.

    ResponderExcluir
  2. Será que irá demorar para sair o 27º?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A expectativa é que saia logo após a conclusão do 26CPR. Acredito que sairá em 2013, não sei se no começo, meio ou fim.

      Excluir
  3. Ótimas dicas, Bruno! E ótimo blog!
    Mas como fazer contato com os outros aprovados para a prova oral?
    Um abraço
    Leandro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leandro,

      Com certeza, deve haver um grupo de estudos no yahoo, de modo que o candidato pode entrar em contato com os demais aprovados de sua cidade, ou estado.

      Por outro lado, caso o aprovado não tenha companhia na sua cidade, ainda assim, é possível simular via skype.

      Excluir
  4. Bruno, mt boas as suas dicas!
    Qual a melhor forma de nos concentrarmos no conteúdo básico de cada item? A que material recorrer?

    ResponderExcluir