quinta-feira, 28 de junho de 2012

Prova oral - 26ºCPR (2)

Futuros colegas,

Dando continuidade às informações acerca da prova oral, hoje falarei a respeito de como se realiza a prova oral.

A prova oral é realizada no auditório do CSMPF, localizado no último andar do Bloco A, salvo engano, do prédio da PGR, em Brasília. A distribuição dos candidatos nos diversos dias de prova oral segue a ordem alfabética. Por tudo, deve ser algo em torno de 11 a 13 candidatos.

No mesmo dia da prova oral, o candidato deverá, no turno oposto, apresentar exames médicos a um médico da PGR. Os exames serão encaminhados por email aos candidatos, mas são os básicos, só há um exame um pouco diferente, que é o eletroencefalograma. 

A prova oral do MPF é totalmente diferente da prova oral de outros concursos, especialmente da Magistratura, na qual você é arguido na presença de todos os examinadores. No caso do MPF, haverá, na sala do CSMPF, mesas individuais, nas quais os examinadores ficarão sentados e para as quais vocês se dirigirão quando convocados. Em outras palavras, a arguição oral é individual, entre você e o examinador, sentados em lados opostos de uma pequena mesa. É cara a cara.

Assim, são vários candidatos arguidos ao mesmo tempo, cada qual por um examinador. Os examinadores não escutarão o que você respondeu, ou deixou de responder, aos demais examinadores. 

O procedimento é bastante simples: Você se apresenta aos servidores da PGR e aguarda na platéia a sua convocação. Convocado, você será guiado à mesa do examinador livre. Liberado, você retorna para a platéia e aguarda ser novamente convocado. E assim ocorre sucessivamente, até você ser convocado por todos os examinadores.

Às vezes, você mal senta na platéia e já é novamente convocado para outro examinador. Porém, pode ocorrer também que você aguarde alguns minutos na platéia, tendo em conta que todos os examinadores remanescentes estão ocupados no momento.

De um modo geral, a prova oral, englobando o tempo de espera na platéia, dura em torno de 3 horas, 3horas e meia. 

Outro detalhe importante: Não há sorteio prévio de ponto, no dia anterior à prova. O ponto é sorteado por você mesmo ou pelo examinador, isso varia, na hora da arguição. 

Sorteado o ponto, você fala no microfone (que funciona apenas para gravação, mas não amplifica para a platéia) o seu nome e o ponto sorteado. Depois, o examinador começa as perguntas.

Não se escuta quase nada na platéia. A uma, porque são várias pessoas perguntando e respondendo ao mesmo tempo. A duas, porque algumas mesas ficam lá atrás, afastadas. Só se consegue escutar alguma coisa, caso o examinador ou o candidato falem mais alto do que o normal.

Portanto, se alguém pensa em ir para captar as perguntas dos examinadores, vai perder tempo. Porém, acho que pode ser interessante (eu fiz isso) você ir à PGR, conhecer a sala, ou assistir a um turno de arguição, para se ambientar e entrar no clima.

Essas são as informações que eu lembro no momento. Caso haja alguma dúvida, perguntem. 






11 comentários:

  1. Olá, Doutor, tudo bem?
    O senhor acha que o possível grande número de aprovados no 26º pode adiar um pouco o lançamento do 27º concurso? O senhor arriscaria uma data para o próximo certame?
    Parabéns pelo blog. Estou adorando os textos.
    Desde já, agradeço a atenção.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lis, acho que não existe certeza quanto ao 27CPR, mas foi promessa de muitos Conselheiros a sua abertura após o término do 26CPR. Eu apostaria que haverá o 27CPR no meio/fim de 2013.

      Excluir
    2. Muito obrigada pela resposta, Doutor Bruno. Por favor, mantenha-nos informados.
      Mais uma vez, parabéns pelo blog. Ele já está nos meus favoritos.

      Abraço e sucesso na carreira.

      Lis

      Excluir
  2. Olá! Qual material mais apropriado para estudar para fase oral, considerando que, inicialmente, devemos nos ater ao conteúdo básico dos itens?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que, regra geral, é hora de estudar a lei seca, súmulas e resumos/manuais. Salvo se houver alguma matéria que você tenha pouquissimo conhecimento e precise desenvolver uma base.

      Excluir
    2. Obrigada. Inclui sinopses também?

      Excluir
  3. Prezado Bruno,
    Muito úteis suas dicas sobre o procedimento no dia da prova oral, em que pese não ser o conhecimento desse procedimento que definirá nosso rumo, certamente é muito tranquilizador conhece-lo. Nesse sentido, gostaria de fazer algumas perguntas quanto ao sorteio. Todo e qualquer tópico pode ser sorteado ou há uma seleção prévia pelo examinador? Quando sorteamos o tópico já sorteamos o ponto específico? - Explico - Vou sortear o ponto da prova de Constitucional, vamos supor que sorteio o ponto 15. O examinador poderá perguntar qualquer coisa do 15a, 15b e 15c, ou eu já irei sortear de maneira específica (15a e apenas 15a, 15b e apenas 15b, etc)? Agradeço a atenção e auxílio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Jorge,

      Infelizmente, não há redução do programa não. Qualquer ponto poderá ser sorteado, e é por isso que o programa não segue uma ordem lógica. O sorteio é do ponto (englobando as três letras) e, regra geral, o examinador pergunta sobre as três letras.

      Excluir
  4. Olá, bruno. Gosto muito do seu blog. Parabéns pelo seu desempenho.

    Queria saber o número do acórdão do Min. Gilmar Mendes sobre laboratório legislativo. Também queria perguntar como é sua rotina de estudo...você estuda fazendo resumos, dando aula para si....por favor me responda..obrigada. Começo a estudar às 15h pq trabalho.......como dividiria meu tempo...por favor me ajude

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Colega, obrigado pelo elogio. A questão do laboratório legislativo você pode encontrar na ADI3306, citada no Informativo n. 619 (o acórdão ainda não foi publicado). Essa temática foi cobrada na prova objetiva do 26CPR, salvo engano, na questão n. 10. É interessante dar uma olhada nas alternativas, para conhecer o entendimento da Dra. Déborah sobre o tema. Quanto ao estudos, não fazia resumos, gostava de ler e depois dar uma aula para a parede, mas isso depende de cada pessoa, o importante é você conseguir descobrir o que é melhor para você.

      Excluir