quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Dicas para a 2ª fase da PGM-Recife

Prezados,

Seguem abaixo dois vídeos com a minha análise a respeito das questões mais prováveis de serem cobradas na 2º fase do concurso da PGM-Recife.





21 comentários:

  1. Muito obrigado pelas dicas. O senhor é um exemplo. Na sua opinião, quantos serão chamados nesse concurso no prazo total de validade? E qual a possibilidade de alguém que não se classificou tão bem na primeira fase atingir as primeiras posições? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se tem como saber quantos serão chamados. Isso depende do número de aposentadorias, de procuradores, novos ou mais antigos, que mudem para outro cargo. De toda forma, acredito que durante os quatro anos do concurso sejam chamados bem mais que 2 aprovados. Quanto á segunda pergunta, a prova subjetiva, salvo melhor juízo, tem a mesma importância, em termos de pontuação, do que a primeira fase, de modo que uma excelente prova subjetiva pode fazer com que o candidato avance dezenas ou centenas de posições;

      Excluir
  2. Muito bom, Bruno. Você se lembra das questões da segunda fase do concurso passado? Poderia reproduzi-las aqui? Desde já, agradeço. Um abraço e parabéns pela iniciativa do blog. Sucesso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caiu uma questão sobre os elementos do orçamento. Uma outra sobre a questão da necessidade de lançamento no caso de declaração, sem pagamento, do contribuinte. O parecer era sobre a exigência, na CE, de Plano Diretor para Municípios com mais de 10 mil habitantes. Não me recordo das outras questões.

      Excluir
  3. Boa tarde.
    Primeiramente quero dizer que seu blog e excelente, segundo tenho uma dúvida que tem me tirado o sono, o candidato que tem seus dois genitores com sentença penal condenatória transitada em julgado, pode ser eliminado do concurso público para o cargo de procurador da república. O candidato em si nunca foi processado, nunca respondeu a um inquérito policial.
    Desde já agradeço.
    Juliano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juliano, não vejo como isso seria possível. A sanção penal é impessoal, de maneira que o candidato não poderia ser eliminado do concurso porque algum parente foi condenado criminalmente. Se assim ocorrer, creio eu que a chance de vitória em um MS é bastante grande.

      Excluir
  4. Bruno, gostaria de agradecer por ainda manter o blog. Acabei de sair da faculdade e tem me auxiliado bastante nos estudos para concursos.
    Em Março vou prestar um concurso para advogado da câmara municipal de São José dos Campos, cuja banca é a VUNESP. Confesso que achei poucas provas anteriores de procurador municipal feitas pela VUNESP, no site PCI concursos. As poucas que achei só algumas mostram a prova discursiva sem o gabarito. Gostaria de saber o que você acha que eu devo estudar (já anotei todas as suas dicas dos videos rs) e como estudar.
    Desde já, muito obrigada!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente, nunca vi uma prova da vunesp, de maneira que não tenho como opinar sobre o estudo para provas desta banca.

      Excluir
  5. Caro Bruno, obrigado pela dicas e parabéns por ser solidário com todos os concurseiros.

    Gostaria de saber onde posso aprofundar o estudo sobre controle judicial das políticas públicas. Tem alguma literatura específica que seja indicada para concursos? Grato pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo, todo livro de constitucional certamente trata do tema.Aconselho, ainda, que você procure decisões de Celso de Mello que, com certeza, são bem didáticas quanto a este tema.

      Excluir
  6. Muito obrigado pelas dicas. Como você mencionou que poderia haver uma questão relativa ao Direito Urbanístico, gostaria de saber se tem algum material que seja recomendado. Seria possível dar dicas de estudo desta matéria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriel, infelizmente, não tenho nem conheço material específico. Se tiver interesse em estudar o tema, sugiro que vá a uma livraria e dê uma olhada nos livros da matéria. Por outro lado, há temas de urbanístico que podem ser estudados em outras matérias, como, p,ex, intervenção na propriedade e estatuto da cidades.

      Excluir
  7. Caro Bruno, suas dicas estão sendo muito valiosas para minha preparação. Como não haverá preparatório para esse concurso na segunda fase, gostaria de saber do senhor se o parecer jurídico cobrado na sua época foi cobrado nos moldes da AGU (nº do procedimento, ementa, relatório, fundamentação, conclusão)

    ResponderExcluir
  8. Bruno, por favor, voce teria algum livro de urbanistico/ ambiental a indicar para estudar pra 2 fase do concurso da pgm rec? estudo pelas aulas do lfg do professor Fabiano, mas não sei se são suficientes..
    voce acha que devo dar uma aprofundada a mais nessas matérias (urb/amb)?
    obrigada.
    Bruna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruna, eu não conheço nenhum livro de urbanistico bom. Quanto a ambiental, costumava estudar por Anderson Furlan.

      Excluir
  9. Bruno,
    Boa noite! Aproveitando o ensejo do vídeo, gostaria que, com base na sua experiência, me dissesse se estou no caminho certo para o futuro concurso da PGM-SP (autorizado em 24/01/2014 e segundo boatos o edital não deve demorar muito a sair).
    Atualmente, venho lendo os resumos que fiz sobre cada ponto do último edital (terminei no ano passado e comecei a lê-los nesse ano), nos quais mesclei coisas novas que vi nos editais da PGM Recife e Cuiabá. Logo após, faço exercícios dos pontos que termino. E, após terminar tudo, a ideia é começar novamente. Pretendo, ainda, investir em um curso online do e-magis para advocacia pública, no qual resolverei questões objetivas e dissertativas, além de fazer peças.
    Tenho receio do custo-benefício do tempo despendido com a leitura dos resumos, pois acabam, atualmente, ocupando um espaço grande nos estudos, numa proporção 80-20, aproximadamente.
    Por fim, como trabalho, sou assistente judiciário do TJSP, consigo estudar de 4h a 5h por dia.
    Qual a sua opinião sobre este cenário?
    Um forte abraço e desde já o agradeço e o parabenizo pela iniciativa de manter este blog em prol dos concurseiros!

    ResponderExcluir
  10. Você recomendaria alguma forma de estudar as peças para a segunda fase desta prova? Algum livro?

    ResponderExcluir