quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Prova oral - 27CPR

Prezados,


Saiu o resultado da prova subjetiva do 27º Concurso para Procurador da República. Agora, só resta a prova oral.

Quanto a ela, acredito que permaneçam válidos as postagens referentes à prova oral do 26CPR abaixo elencadas:




Se houve alguma dúvida, estamos à disposição para tentar ajudar os candidatos.


12 comentários:

  1. Bom Dia, Dr. Bruno!

    Na sua opinião, qual é a melhor forma de rever tantos posicionamentos doutrinários em tão pouco tempo? Como se lembrar bem dos conceitos no momento da prova oral?

    Obrigada,

    Márcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Márcia, primeiramente, os candidatos têm muito tempo para a prova oral, que só ocorrerá em maio, salvo engano. Acredito que, para prova oral, o candidato deve focar os estudos na lei seca e em questões teóricas, tais como conceito, espécies, classificações, prazos etc...90% das perguntas serão sobre isto. A forma de estudo cada um tem a sua. Na minha visão, para a prova oral, nada melhor do que simular perguntas e respostas, seja pessoalmente, seja via skype etc..

      Excluir
  2. Oi, amigo! Tudo bem?

    Eu tenho facilidade para fazer dissertações. Me dou bem nas etapas discursivas. Entretanto, minha maior dificuldade está na prova oral. Na hora, não consigo organizar minhas idéias como na dissertação e, portanto, não me saio bem.

    Como superar esse desafio? Como organizar e se lembrar dos conteúdos em um momento tão estressante? Você recomenda um curso de oratória? Alguma obra que ensine a organizar as ideias na hora da prova oral?

    Adoro o blog. É muito informativo.

    Grande abraço,

    Andreza Belinin

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andreza, acho que, na prova oral, a confiança conta muito. Então, se fazer curso de oratória ou com fonoaudiologa te dá confiança, eu aconselho. Mas, quanto à parte de responder as questões, acredito que só exista uma solução: treinamento. Simular perguntas e respostas com outras pessoas é, sem dúvida, a melhor forma de treinar para a prova oral.

      Excluir
    2. Vou tentar fazer o que você me recomendou. Acho que esse é o caminho mesmo. Muito Obrigada! Andreza

      Excluir
  3. Caro Bruno,

    Primeiramente, gostaria de lhe agradecer pelas valiosas dicas que permitiram direcionar meus estudos e chegar à oral do MPF. Se puder me responder sobre algumas dúvidas a respeito da oral, por favor. Como é feito o exame clínico no dia da oral antes da arguição? Quais examinadores requerem uma maior cautela para evitar surpresas no resultado? Você acredita que um currículo mais "modesto", sem mestrados, pós-graduações, pouco tempo de atividade jurídica, algumas aprovações em concursos sem ainda ter tomado posse em um deles, é algo que pode influenciar na aprovação na oral ou o conteúdo das respostas é q é o determinante? Estou preocupado. Desde já agradecido, abraços!

    ResponderExcluir
  4. Vamos por partes.

    1 - O exame médico é bem tranquilo. Você recebe a lista de exames para fazer e levar no dia da prova oral. Se sua prova for de manhã, vc apresenta os exames à tarde. Se for de tarde, apresenta de manhã. É coisa simples.

    2 - Houve mudança de examinadores, alguns não foram examinadores no 25CPR. Porém, destaco que deve haver uma atenção especial com Nicolau Dino, Eugênio Aragão e Ela Weicko. Minha opinião.

    3 - O MPF é bastante democrático. Você não será prejudicado por não ter um curriculo tão extenso quanto o de outros candidatos. No meu concurso tinha de tudo: novo, velho, negro, branco, juiz, advogado, delegado, oficial, analista, graduado, mestrado e, até mesmo, douturado em direito internacional. Portanto, quanto a isto, não se preocupe, o que vai valer mesmo são as respostas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado mesmo pela atenção e pelos esclarecimentos e dicas! Abraços!

      Excluir
  5. Olá, Dr. Bruno!

    Na sua opinião, então, o estudo para o oral é mais próximo da preparação para a primeira etapa?

    O blog tem me ajudado muito. Está a cada dia melhor!

    David

    ResponderExcluir
  6. Bruno - eu sei que aqui não é o lugar adequado - mas qual é a melhor forma de estudar para a prova dissertativa? Sempre me dou bem nas primeiras fases (fico muito bem colocada), mas na dissertativa não tenho resultados satisfatórios. Qual é a melhor forma de estudar para essa etapa?

    Obrigada,

    Regina Ramos

    ResponderExcluir
  7. Dr.Bruno,

    Na preparação para a Oral, vale a pena ler os resumos elaborados pelo Grupo Virtual na íntegra ou é melhor estudar pelos cadernos de cursinho em que já se está mais familiarizado? Qual método você adotou?

    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sugiro que veja as postagens antigas sobre a prova oral, nas quais comento a minha preparação. Acredito que não exista fórmula ideal, cada um tem a sua maneira de estudar.

      Excluir