Dicas para a AGU

Direito Internacional Privado


Direito Internacional Público 4


[Direito Internacional Público 3


Direito Internacional Público 2


Direito Internacional Público


Dicas para responder a prova da AGU


20 comentários:

  1. Bruno, primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo blog, tem sido de muita utilidade. Sou paraibano, assim como você, atualmente trabalho no MPF como servidor e pretendo fazer esse concurso da AGU, enquanto não concluo o período mínimo para tentar PGR. Gostaria, se possível, que você comentasse a respeito dos seguintes itens de Direito Internacional: 18 Questões da delibação. 19 Delibação sumária. 20 Delibação difusa. 26 Crimes limitadores da cooperação. 27 Recuperação de ativos. 28 Partilha de ativos.

    Já procurei na internet e não consegui achar nada útil. Desde já agradeço. Abraço.

    Adalberto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Adalberto, em um tópico anterior sobre direito internacional para a AGU eu falei sobre a cooperação jurídica internacional, que possui dois modelos básicos: a via diplomática clássica e o auxílio direto, por meio das autoridades centrais. No segundo caso, há juízo de mérito sobre o pedido formulado. No primeiro caso, há apenas juízo de delibação, ou seja, análise de questões formais, sem adentrar no mérito do pedido. Então, o item 18 diria respeito, mais ou menos, a isso. Desconheço o que seriam delibação sumária e difusa. Quanto ao item 26, as convenções internacionais de auxílio direto, regra geral, excluem a possibilidade de cooperação para apuração de determinados crimes, geralmente crimes políticos e crimes contra a ordem tributária. Tenta achar no google a Convenção de Palermo e o Protocolo de San Luis, deve ter restrições nesse sentido. Por fim, um dos grandes objetivos da cooperação internacional é a recuperação de dinheiro desviado de um país para outro, notadamente através da lavagem de dinheiro. Assim, as convenções geralmente preveem essa finalidade de detectar onde os valores estão, para que sejam apreendidos e recuperados. E, como espécie de incentivo ao pais que preste o auxílio e recupere o valor desviado, as convenções geralmente preveem a divisão dos valores entre os dois países envolvidos ("asset sharing"). A convenção de Palermo tem um dispositivo nesse sentido, destacando que 50% fica com o pais que recuperar e 50% com o país de onde foi desviado o dinheiro.

      Excluir
  2. Opa, muito obrigado Bruno. Já foi de grande valia. Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Dr. Bruno, primeiramente parabéns pelas dicas, foram essenciais para um bom desempenhoo na prova da AGU.
    Gostaria de saber se é possível vc nos auxiliar em eventuais recursos de internacional...É possível??
    Obrigada
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não tive acesso à prova, mas se você colar a questão aqui eu posso tentar identificar se há algum erro.

      Atenciosamente

      Excluir
  4. Bruno, meu nome é Andrea. Moro em Vitória/ES e gostaria de perguntá-lo a respeito de um curso online a que vc se referiu em um de seus comentários. Você disse que fez um curso online de resoluções de questões. Será que vc poderia dizer qual foi esse curso, por favor.
    Agradeço muito pela colaboração.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Andrea, eu fiz dois cursos online de questões e peças: o geagu (depois fui para o gemaf) e o emagis. Procura no google que voce entra o site deles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bruno. Vou procurar agora mesmo no google pelos cursos. Muito obrigada por responder.
      Abraços,
      Andrea.

      Excluir
  6. Olá, Bruno. Em primeiro lugar, parabéns por todas as suas conquistas no mundo dos concursos! Parabéns, também, pelo blog! Ele me ajudou muito nas provas da AGU e da PFN.
    Será que você poderia postar mais dicas a respeito da 2ª fase da AGU? Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  7. Oi Professor

    o Senhor vai postar algum tópico sobre a subjetiva da PFN?

    ResponderExcluir
  8. Boa noite, dr. Bruno. Sou advogada e decidi estudar especificamente para os concursos de procurador do estado. Você tem alguma dica? Devo ler pelo menos uma doutrina de cada disciplina? Quais disciplinas foco o estudo? Estou muito perdida, não tenho ninguém para me orientar e me dar dicas! :(

    obrigada por esse espaço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há uma postagem no blog sobre bibliografia para a AGU, que você poderá utilizar também para as PGE´s, sobretudo se forem realizados pela cespe.

      Para as PGE´s, sem sombra de dúvidas, as matérias mais importantes seriam constitucional, administrativo, tributário e processo civil. Acho que essas quatro são as mais relevantes, o que não quer dizer que você não deva estudar as outras matérias.

      Excluir
  9. Dr. Bruno, parabens pelo blog. Estou com um problema, nao consigo encontrar na internet as provas de segunda fase - subjetiva, para advogado da uniao. Nao sei se estou procurando de maneira errada, mas so encontro as provas de primeira fase - objetiva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não sei se tá disponível. Procura no site da cespe e no pciconcursos. Se não tiver, vê se alguém no correioweb pode te mandar.

      Excluir
  10. Bruno, parabéns pelo Blog, é de grande ajuda.

    Gostaria de saber se você tem dicas ou orientações para caso seja exigida a elaboração de um parecer na segunda fase da AGU, há algum modelo que devemos nos guiar? Caiu isso na sua prova?

    Desde já agradeço e parabéns pelas aprovações.

    ResponderExcluir
  11. Prezado Dr. Bruno, tudo bom? Meu nome é Augusto e gostaria de parabenizá-lo pelo seu blog, está show! Já que vc foi Procurador do Município do Recife e o edital acabou de sair, gostaria que você me dissesse se há outras vantagens do cargo além das descritas no edital? Pagam honorários'? Férias (30 ou 60 dias), etc. Obrigado, antecipadamente, pela atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 30 dias de férias. Pagam honorários e admite advocacia privada.

      Excluir
  12. Dr Bruno, boa tarde! Obrigada por tantas dicas, tenho certeza que são uteis para todos. Quanto à prova da AGU você trará comentários da prova discursiva/peça?
    Grata.

    ResponderExcluir
  13. Dr. Bruno, você conhece algum curso para prova oral da AGU em SP? OBrigada!!

    ResponderExcluir
  14. Professor, o senhor poderia dar algumas rápidas dicas (ligeiramente, 02 linhas) para a Prova Oral da PGDF?? princípios que merecem mais atenção, matérias e a abordagem para esta prova?

    ResponderExcluir