Dicas de estudos

Como estudar os informativos


Direito Financeiro


64 comentários:

  1. Olá Bruno, venho acompanhando o seu blog há um tempo, sempre leio os julgados e dicas que vc publica. Aproveito a oportunidade para parabenizá-lo a sua disposição recorrente, bem como suas conquistas recentes. Gostaria que vc comentasse, se possível, sobre a iminente prova para o cargo de Delegado da Polícia Federal, sobre as últimas alterações no conteúdo programático. Acredito que seria de grande valia a muitos concurseiros. Um abraço e obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dirceu, infelizmente, eu não conheço o edital da PF e nunca vi sequer uma prova desse concurso, de modo que tenho pouco a comentar sobre esse certame. Diria o óbvio, qual seja, a preponderância do direito penal e processual penal, devendo o candidato dedicar uma grande atenção a esses temas.

      Excluir
    2. Ok Bruno, obrigado mesmo assim! Aproveitando, como vc conciliava o tempo de estudo e o trabalho? Como era sua rotina de estudo? Estudava uma matéria por dia? Desculpe-me se vc já comentou sobre isso...abraço!

      Excluir
    3. Bruno,

      reitero a pergunta, está muito difícil pra mim conciliar estudos com trabalho.

      Por que vc não faz um post sobre isso? agradeceria muuito!!

      Parabéns, e obrigada por compartilhar dicas preciosas conosco!!!

      Sds,

      Dani.

      Excluir
  2. Olá Bruno,tudo bem? Quando você estudava para concursos, você costumava fazer muitas questões de provas? Você acha interessante destinar uma boa parte do estudo somente para questões. Ultimamente tenho destinado algumas horas do dia apenas para resolução de questões e tenho notado um maior rendimento no meu estudo, além de que ele se torna mais prazeroso. Por outro lado, fico um pouco insegura se estaria adotando a metodologia correta, já que poderia estar deixando um pouco de lado a leitura da lei seca. Ocorre que percebo que a resoulução de questões me ajuda muito na memorização da lei. O que você acha acerca dessa metodologia? Obrigada desde já. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juliana, eu sempre fiz muitas questões de concurso. Contudo, deixava diversas provas para responder nos últimoas 15, 10 dias antes da prova. Assim, eu fazia a revisão respondendo provas. Mas também fazia semanalmente um curso online de provas objetivas e discursivas.

      Penso ser interessante guardar um dia da semana para responder provas. Talvez um dia do fds, qnd vc tem menos vontade de estudar etc...

      Excluir
    2. Olá Bruno conheci recentemente o seu blog e achei ótimo! Será que vc poderia nos aconselhar esse curso on line de provas objetivas e discursivas? Abraços.

      Excluir
  3. DICAS PARA A PROVA ORAL DE PROCURADOR DA REPÚBLICA
    Bruno, suas dicas sobre as provas do MPF sempre foram muito valiosas.
    Quanto à prova oral, poderias disponibilizar dicas?
    Especialmente sobre: cursos; examinadores; método de preparação para essa fase; local onde ficar; técnica de realização da prova; e o que mais achares cabível.
    Desde já, obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Tudo bom, Bruno! Vou começar a me preparar para o certame da PGM Recife, que deverá ocorrer em 2013 e gostaria que vc, que foi o 1º colocado no último concurso, pudesse me repassar algumas dicas de estudo. A bibliografia seria a mesma que vc citou para AGU (nas matérias similares)? E o salário, sabe qnt está?
    Graaande abraço, Sergio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sérgio, acredito que a bibliografia seja basicamente a mesma da AGU sim. O que posso te dizer é que a remuneraçaõ é superior a da AGU.

      Excluir
  5. Olá, Dr. Bruno!

    Adoro o seu blog. Está demais!

    Estou iniciando os estudos para o MPF e, se possível, gostaria que você falasse no Blog sobre a preparação para a 1ª fase do concurso: quais os melhores cursinhos, professores, métodos de estudo, leitura de informativos e etc.

    Espero o especil sobre a primeira fase do MPF.

    Abração,

    Roger

    ResponderExcluir
  6. Oi, Bruno! Tudo bem? O que você acha do livro esquematizado do Masson para estudar Tutela Processual Coletiva? E da obra do Prof. Fredie Didier Jr sobre T. Processual Coletiva?

    A obra do Mazzinili você acha apropriada para um estudo de 1ª fase?

    Leonora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leonora, eu não conheço a obra do Masson. Quanto à do Didier, sinceramente, na minha opinião, é o pior livro da coleção! Eu gostava muito de um livrinho amarelo da Juspodivm e do Mazzili. Acho que pode ser interessante ler o Mazzili, mas uma leitura direcionada a alguns capítulos. Não precisa ler tudo não.

      Excluir
  7. Olá Bruno! Resolvi me preparar para o 26ºMPF muito próximo da prova (um mês antes), mas para minha surpresa fiz o mínimo em todos os grupos e só fiquei de fora da segunda fase devido à nota de corte (fiz 75 bruto e 52 líquido). Agora estou disposta a pagar o preço para o 27º Concurso, você sabe quando sairá? Estou com tempo integral para estudar e também pensando em só me preparar para essa prova, o que acha? Muito obrigada pela atenção! Abraços, Fernanda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda, o que se fala internamente é a abertura do concurso após o término do 26CPR. Penso que, em 2013, teremos o 27CPR com certeza.

      Excluir
  8. Olá Bruno!

    O que te fez sair do cargo de Procurador do Município de Recife para o cardo de Procurador da República? Pergunto isso porque acredito que o salário de procurador do aludido município, com os honorários, possa até superar o de Procurador da República.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, você está coberto de razão. A médio ou longo prazo, conseguiria ganhar mais como procurador do Município e advogado privado. Mas, até um determinado ponto, o dinheiro é o diferencial. A partir dali, você busca alcançar outros objetivos, tais como voltar pra casa, trabalhar em uma determinada área, ter independência funcional etc...

      Excluir
  9. Parabéns pela realização.
    Caro amigo, tenho um grande problema em segundas fases de concurso, até vou bem na primeira, mas quando chega a próxima fase pela segunda vez não consigo exito. A primeira no concurso de procurador do município de aparecida de goiânia e por ultimo no TCM-GO.
    O que você com toda sua experiência me aconselharia? Dedicar mais a doutrina do que lei seca?
    Está aberto o concurso para procurador do município de goiânia e neste certame teremos as provas objetiva e discursivas no mesmo dia. Alguma diga importante??
    Att. Thiago

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thiago, sem dúvidas, na prova subjetiva, esqueça lei seca, pois você poderá utilizar códigos. Acredito que você deva se concentrar em posicionamentos jurisprudenciais, sobretudo STF e STJ, e também nas controvérsias doutrinárias mais relevantes.

      Também acho que você poderia treinar respostas de provas subjetivas. Ha cursos online sobre isso (ebeji e emagis), assim como voce pode tentar responder questoes subjetivas de provsa passadas de concursos.

      Excluir
  10. oi Bruno!
    Queria saber se vc conseguiu terminar todo edital antes da prova oral do pgr?
    qual foi seu método?
    Estudou alguns ítens de cada ponto e leu todos os pontos de forma genérica.
    Eu estou com dúvida da melhor forma.
    Estou lendo todo o ponto e estudando pra valer um ítem.
    Tá Certo ou pode ser melhor?
    Única certeza que tenho que não vai da para esgotar o edital estudando todos ítens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vou dizer que estudei 100%, mas foi uns 98 a 99%, deixei apenas pouquisismas letras de pouquissimos pontos sem estudar.

      Em postagem anterior, eu falei sobre o meu método de estudo para a prova oral. Dá uma procurada que você acha. Mas, em resumo, eu estudei uma letra de cada ponto. Depois que estudava aquela letra de todos os pontos, passava pra segunda letra, e depois, para a terceira letra.

      Excluir
  11. Caro Bruno,

    Vc considera possível conciliar estudos que exigem mais de penal/processo penal (como MP e Def.Pub) e Procuradorias?

    Abraço.

    ResponderExcluir
  12. Que a Espiritualidade o abençoe, cada vez mais. Sempre que posso, leio atentamente aos comentários do blog.

    ResponderExcluir
  13. Prof.,
    Excelente sua iniciativa de auxiliar os concurseiros rumo à aprovação.
    Gostaria de saber se na sua caminhada à aprovação já teve alguma reprovação. E como fez para retomar a motivação. Digo isso pq acabei de ter uma, na AGU. Em 2012 fiz algumas provas (Advogado CEF e Analista STJ)e não passei por pouco. Na AGU meu desempenho não foi bom (fiz só 50% da prova) e fiquei desmotivada. Tenho impressão de que estou estudando errado pq chego perto mas não consigo. Estou frustada. Desculpe o desabafo. Só peço um conselho de um vencedor. Obrigada.

    ResponderExcluir
  14. Primeiro, parabéns pelos conteúdos postados, todos de qualidade para quem presta concurso público. Agora, passada a prova objetiva da AGU, será possível a divulgação de algum material específico para a 2 fase ou as provas junto com os espelhos da CESPE, tendo em vista a dificuldade de acesso a estes materiais. Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Romero, infelizmente, eu não tenho absolutamente nada sobre prova subjetiva, nenhuma que eu fiz, nenhum espelho. Não poderei ajudá-lo. abs e boa sorte

      Excluir
  15. Oi Bruno! Primeiramente quero lhe parabenizar pelo sucesso alcançado, essa garra e perseverança é para poucos! Vi que vc foi aprovado no concurso de procurador do Município em primeiro lugar e gostaria de saber como vc estudou para as peças, já que as provas objetivas e subjetivas foram realizadas no mesmo dia! Tb queria saber qual foi a peça que caiu no seu concurso, pois já procurei muito na net e nao achei... No mais, obrigada pela atenção e aguardo resposta! Ana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, eu não acho que se deva ter uma preocupação muito grande com as formalidades da peça, mas sim com o conteúdo a ser abordado, até porque são poucas linhas, e, muitas vezes, você vai precisar escrever tudo junto para ter espaço. Acredito que se deva ter uma noção básica sobre as principais peças processuais da Fazenda Pública (contestação, agravo de instrumento, apelação, suspensão de segurança, reclamação constitucional, RE e REsp). No concurso da PGM-Recife, caiu um parecer sobre uma lei estadual que determina a necessidade de municípios com população superior a 5 mil (salvo engano) editar Plano Diretor, qnd a CF estabelece esse necessidade para aqueles que tenham população superior a 20 mil, salvo engano.

      Excluir
  16. Boa Noite! Bruno, qual a melhor "tática" para se preparar para a 2ª fase do concurso - MPF - em tão pouco tempo? Como revisar tanta matéria? Livros de resumos? cadernos? outras soluções? abraços Biana

    ResponderExcluir
  17. Caro Bruno,
    Decidi me preparar para o próximo concurso da PGM Recife e estou em dúvida acerca de qual edital adotar para guiar meus estudos.
    É que não sei se devo estudar pelo edital do último concurso da PGM Recife ocorrido em 2008 (no qual você foi aprovado), ou se devo me pautar pelo edital do concurso da PGM de João Pessoa, realizado neste ano de 2012.
    Em verdade, a minha dúvida reside em saber se devo seguir um edital de 2008 (mesmo sendo este o último da PGM de Recife) ou se devo estudar o edital deste ano (2012) da PGM de João Pessoa, já que ambos os concursos foram realizados pela mesma banca (FCC).
    Qual a sua sugestão?

    Grato desde já,

    Vitor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vitor, aconselho sempre a estudar pelo edital mais atualizado da banca. Assim, considerando que o próximo concurso da PGM-Recife deve ser realizado pela FCC, acredito que é melhor pegar o edital da PGM-JP, também realizado pela FCC.
      Se você não quiser correr risco, e tendo em vista que 70, 80% do edital será igual, você poderia juntar os dois editais, somando as matérias.

      Excluir
    2. Muito obrigado, Bruno.
      Aproveito a oportunidade para parabenizá-lo pela grande iniciativa de ajudar os concurseiros nesta difícil
      caminhada rumo à aprovação!

      Excluir
  18. Prezado colega Bruno, fiz a última prova da PGM JP. O resultado deve sair apenas no dia 22 de Outubro. Tenho dúvidas sobre o que a FCC costuma cobrar no espelho de provas discursivas. O Edital era totalmente vago sobre o que será atribuído em cada tópico. Dizia apenas que peça valia 60 pontos. Minha dúvida é: como terminei a prova no último minuto, não tive tempo de reler e verificar eventuais correções gramaticais. Este tópico costuma ser alto na FCC? Na PGM Maceió será de 30% da nota.
    Tirando isto a prova foi tranquila. Uma contestação em Ação Declaratória de Inexistência de Relação Jurídica em ITBI, em caso de separação de cônjuges. Cabia uma preliminar de inadequação procedimental em face de o tributo já ter sido lançado - Ação Anulatória. E mérito contestado de forma tranquila. Só estou preocupado com este fato de não ter relido a prova e verificado se estava com alguns erros gramaticais normais de correria do tempo de prova. Agradeço se souber onde posso saber o estilo de espelho de prova adotado pela FCC. Grato! Abraço!

    ResponderExcluir
  19. Olá Bruno. Gostaria de saber a sua opinião sobre os famosos "resumos". Confesso que sempre estudei fazendo resumos das doutrinas para depois só estudar por eles. Mas muita gente critica, principalmente por tomar bastante tempo, mas acredito que este tempo é compensado quando se vai revisar, porque pelos resumos revisa-se mais rápido. Qual a sua opinião? Você fazia resumos ou apenas lia e sublinhava as doutrinas? Agradeço desde já. Abraço.

    ResponderExcluir
  20. Olá Bruno,

    Primeiramente, gostaria de dizer o quanto é frio e abstrato este contato. Mas, afinal, tomando "umas", criei até "a coragem" de lhe escrever. Afinal, considero-o por demais. Espero que faça ou continue fazendo a diferença aí no seu Estado, como Procurador da República. Sei que é o cargo "das responsabilidades". Mas, fugindo-se da retórica, seja e continue sendo, o "o diferencial"....prossiga sendo "fiat" (marciofrazao@tjro.jus.br)

    ResponderExcluir
  21. Olá, Dr. poderia passar algum itinerário de estudo, se fosse possível. Estudava por bloco de matérias? quantas horas por dia, em média?
    obrigado

    ResponderExcluir
  22. Encontrei o que procurava para ajudar nos meus estudos aqui no seu blog. Obrigada!!

    ResponderExcluir
  23. Olá Bruno,fiz a prova de procurador do municipio de maceió e gostaria de saber se vc sabe dizer quantas questões aproximadamente devo acertar para passar para segunda fase! Obrigada!

    ResponderExcluir
  24. R. PEREIRA

    OLÁ BRUNO GOSTEI DO SEU BLOG. PARABÉNS!
    VENHO ESTUDANDO PARA CONCURSOS DE CARREIRA JURÍDICA, MAS NO MOMENTO TENHO ME APEGADO TÃO SOMENTE AO CURSO PREPARATÓRIO (INTENSIVOS - LFG). A ASSIMILAÇÃO É MUITO BOA. GOSTARIA DA SUA OPINIÃO SOBRE O ASSUNTO... SERÁ QUE É SUFICIENTE? ABRAÇO

    ResponderExcluir
  25. Em 2004, quando estudava apenas por texto de lei e resumos, conseguia me dar bem nos concursos, especialmente os para analista, e até para delegado da PF (cargo que ocupo, atualmente). Voltei a estudar, em 2010, mas com tática diferente: basicamente doutrina, e poucos resumos e leis. Resultado: tô me dando mal nas 1ªs fases. Mudei, novamente, de estratégia. Agora tô resolvendo provas e lendo apostilas e textos de lei. Será que estou indo no rumo certo?

    ResponderExcluir
  26. Bruno, que dicas vocês pode dar para a segunda fase de delegado do PR? tem menos de um mês até a prova... Será que estudar por livros é perda de tempo? Penal e Proc Penal caem quase todas as matérias de livros de 500 a 1000 páginas... Estou perdido, me dê uma luz!

    http://www.cops.uel.br/concursos/144_policia_civil/

    ResponderExcluir
  27. Doutor, devido à exiguidade de tempo, o que achas melhor nesses pouco mais de 2 meses para a prova objetiva do 27CPR para quem vai fazer o 1o concurso para PR e nunca fez um estudo especificamente dirigido nesse sentido: (1)ler os resumos disponibilizados pelos aprovados nos certames 25 e 26 ou (2)debruçar-se sobre um livro de análise de questões objetivas dos concursos anteriores? O primeiro tem mais de 1900 pgs, e um dos livros de questões (JusPodivm, coordenadora: Monique Cheker) quase 1300 pgs. Diga lá. Grande abraço e parabéns pela abnegação em prol daqueles que desejam galgar passos maiores!

    ResponderExcluir
  28. Olá Bruno,

    Gostaria de saber se vc ainda tem lembrança da peça jurídica e das questões discurssivas cobradas no concurso da PGM-Recife. Ex.: se a peça foi um embargo, um agravo, uma ação direta de inconstitucionalidade, etc... E quais foram os assuntos cobrados nas discursivas.
    Outra dúvida é se vc lembra a média de acertos na prova objetiva dos candidatos que conseguiram ficar dentro das vagas previstas no edital.

    Obrigado pela sua atenção!

    ResponderExcluir
  29. bruno, qual bibliografia vc sugere para o concurso PGM Recife, que deverá ser realizado até o final do corrente ano? Alguma dica especial?

    ResponderExcluir
  30. Bruno,

    Acompanho seu blog há um bom tempo e ele tem sido de grande valia em todos os concursos públicos que tenho feito.

    Gostaria de sugerir que você fizesse um post específico com dicas de preparação para a 2ª fase do 27º concurso do MPF.

    Desde já agradecido!

    ResponderExcluir
  31. Bruno,

    Você tem alguma notícia sobre o 28º Concurso do MPF, se sairá o ano que vem ou não?

    Obrigada pela atenção.
    Cordialmente,
    Fernanda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda, o 27º concurso está sendo realizado para preencher as vagas restantes do 25º e 26º. Após isso - salvo se sobrar um número considerável de vaga -, só com a aprovação do Projeto de Lei para criação de novos cargos.

      Excluir
  32. Bruno, qual seria o livro ideal de eleitoral para concursos TRE? Muito grato e parabéns pelo sucesso!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olha, nunca estudei para TRE, de modo que não posso te dar uma informação precisa. De toda forma, estudei pelos livros de José Jairo Gomes e Roberto Moreira.

      Excluir
  33. Olá Bruno,
    acabei de conhecer o seu blog e achei muito interessante!
    Vou fazer a prova da AGU-procurador federal e estou desesperada, já que nunca advoguei e tampouco tive experiência na realização de peças e pareceres.
    Gostaria de uma sugestão de livros que veiculem tais modelos, principalmente no que diz respeito a estrutura de peças mais prováveis de serem cobradas.
    Tem tanta coisa: reclamação constitucional, mandado de segurança, resp,ação anulatória... não sei a estrutura de nenhuma e não sei qual devo focar.
    Por favor, me ajuda!
    Desde já, agradeço!
    Fernanda

    ResponderExcluir
  34. Parabéns pelo blog. Muito bom.

    Quanto ao método de estudo, principalmente nas revisões, como fazia? Repartia como as horas e matérias que estudava? O segredo é saber se preparar para cada fase do concurso?

    ResponderExcluir
  35. Bruno,

    Estou me preparando para o 28º Concurso do MPF e gostaria de saber se é possível a publicação de edital de concurso para o MPF próximo às eleições. Isso porque, o novo PGR marcou a data da posse para os aprovados no 27º Concurso para o final de Julho/2014. Como ocorrerá as eleições presidenciais em Outubro, se o Projeto de Lei que cria novos cargos para Procuradores sair no 1º Semestre de 2014 é possivel a publicação de novo edital antes das eleições?

    Obrigada pela atenção,
    Fernanda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda, a restrição da lei eleitoral é apenas para cargos do poder executivo. Por outro lado, acho que o cronograma do 27 foi adiado e posse será apenas no final de 2014.

      Excluir
  36. Olá! Gostaria de saber qual bibliografia mais indicada para o concurso de Procurador Judicial de Recife, cujo edital acaba de ser publicado, já que você já foi Procurador daqui.

    Grata!

    ResponderExcluir
  37. Olá Bruno, conheci agora seu blog. Parabéns pela iniciativa, é muito generosidade da sua parte compartilhar com os outros suas dicas e experiências. Estou me formando agora e acabei de prestar OAB, acho que passei na segunda fase, agora quero muito fazer o concurso de Procurador de Recife, peço ajuda como inicio meus estudos e quais autores seria melhor adotar. Estou muito perdida qual caminho seguir, pois tem pouco tempo para prova.

    ResponderExcluir
  38. Olá Bruno Bom dia prestarei concurso para o trt 15 e trf 3 ambos tec jud segurança e transporte minha dúvida é como estudar direito penal pois a matéria é ampla e alguns conceitos nao estão presentes no edital não gostaria de estudar coisa de mais e deixar de estudar os mais importantes me ajude por favor!!!!!

    ResponderExcluir
  39. Olá, Bruno! Sabe me dizer se apenas a realização de audiências por parte do advogado pode contar como atividade jurídica?

    ResponderExcluir
  40. Bruno, poderia me falar um pouco mais sobre o seu método de estudos de explanação? E quanto às revisões periódicas da matéria? Como você fazia?

    Obrigado pela atenção!

    ResponderExcluir
  41. Notícias sobre o 28º, será q sai ainda em 2014?!! Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoje haverá reunião do CSMPF. A expectativa é, sim, de prova objetiva em 2014.

      Excluir
  42. Olá Bruno, vou fazer a prova para PGM de Niterói no RJ, acredito que a prova de direito adm venha com um nível bem alto, vc poderia comentar alguns updates esta matéria este ano? Ex: posicionamento de tribunais superiores, novas súmulas e jurisprudência consolidada. obrigada

    ResponderExcluir
  43. Bom dia Bruno, qual seria a dica para estudar para segunda fase do 28 concurso MPF ?! Reler os RESUMOS ? Se aprofundar em algum tema ? Estudar peças ?! Agradeço desde já ! Abs Alexandre

    ResponderExcluir
  44. Bom dia Bruno, você poderia me indicar livro de processo civil, já com atualizações do novo cpc, meu foco são procuradorias estaduais.
    Desde já muito obrigada

    ResponderExcluir